Artigo de 2010 - Por um Plano Diretor para Zona Industrial

Por um Plano Diretor para Zona Industrial




Criada há mais de 40 anos e contando, hoje, com 1.800 plantas industriais, que representam cerca de 70% de toda a arrecadação do município, a Zona Industrial enfrenta sérios problemas de infra-estrutura, afetando a expansão de algumas indústrias. Os problemas se avolumaram e a situação é grave, podendo fazer com que muitas empresas tenham que buscar outros municípios para dar vazão ao seu crescimento.



Diante desse quadro preocupante, mobilizamos empresários, trabalhadores e moradores da Zona Industrial e, por meio de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, formamos um grupo de trabalho para elaborar um diagnóstico detalhado sobre os problemas da região. Esse diagnóstico levou a uma conclusão inevitável — a Zona Industrial precisa, com urgência, de um Plano Diretor.



Apesar de sua incontestável importância econômica para Sorocaba, a Zona Industrial caminha para se tornar um problema demográfico. Ela conta com uma população fixa e flutuante que ultrapassa a casa das 100 mil pessoas, o que exige uma infra-estrutura adequada, como vias de transporte e saneamento básico. Além disso, está havendo um grande crescimento de loteamentos e condomínios em torno da Zona Industrial, o que pode gerar graves conflitos de vizinhança no futuro.



É justamente para prevenir esse tipo de problema e garantir a expansão das indústrias já instaladas, bem como a instalação de novas, que defendemos estudos urgentes para a elaboração do Plano Diretor da Zona Industrial. Os custos desse trabalho para a Prefeitura não serão despesa, mas investimento no próprio futuro da cidade, que terá um custo muito maior para resolver os problemas resultantes do atual abandono da região. portanto, o Plano Diretor da Zona Industrial é um legítimo anseio de empresários, trabalhadores e moradores da região, que apostam no crescimento sustentável do município, capaz de conciliar desenvolvimento social, humano e ambiental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário