Artigo de 2010 - Trabalho escravo: vamos abolir!

Trabalho escravo: vamos abolir!


No dia 13 de maio de 1888 foi assinada, pela princesa Isabel, a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil. Entretanto, a força do agronegócio e a obsessão de fazendeiros por capital, muitas vezes priorizando os interesses individuais em detrimento dos interesses coletivos, fazem com que, ainda hoje, diversas propriedades rurais obriguem seus trabalhadores a prestarem serviço de caráter escravo.


A Proposta de Emenda à Constituição 438/2001, que se encontra parada no Congresso Nacional, prevê que as propriedades onde for constatada mão-de-obra escrava serão imediatamente expropriadas e especificamente destinadas à reforma agrária, inibindo, desta maneira, a opressão ou submissão de pessoas.


Não podemos permitir que o interesse financeiro prevaleça sobre a questão social e, é com base nessa premissa, que o Movimento “Trabalho Escravo: Vamos abolir de vez essa vergonha” iniciou um abaixo-assinado que já contabiliza 125.223 assinaturas via Internet e outras 50.044 na versão em papel, totalizando 175.270 assinaturas coletadas.


O principal objetivo dessa luta — que, como vereador e cidadão, eu jamais deixaria de encampar — é impedir que o Brasil, 122 anos depois da Lei Áurea, continue sendo manchado pela escravidão.


Por isso, eu conclamo todos aqueles que acreditam na igualdade, na fraternidade e na Justiça a se engajaram nessa luta. Vamos, juntos, acabar com a escravidão em nosso país! Precisamos sensibilizar nossos congressistas para que eles votem, com urgência, a PEC 438, que porá fim ao trabalho escravo no país.



Entre na página www.trabalhoescravo.org.br e participe do abaixo-assinado. As pessoas obrigadas a trabalhar sem dignidade e liberdade agradecem o seu apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário