Artigo de 2009 - Pessoas Desaparecidas

Pessoas Desaparecidas



Escrita por Gloria Perez e dividida em 155 capítulos, a telenovela “Explode Coração”, exibida entre os anos de 1995 e 1996 pela emissora de televisão Rede Globo, foi à intercessora para que 64 crianças desaparecidas na vida real fossem localizadas.


Hoje cerca de 200 mil pessoas desaparecem por ano no Brasil e um quarto desse todo são crianças. O sofrimento e angustia das famílias que passam por essa situação difícil, são sentimentos imensuráveis. O desespero é a palavra que resume a dor de um pai ou de uma mãe que tem seu filho desaparecido; o ato de racionalizar se perde nas coisas negativas a qual o homem violento constrói.


Mas sempre existe a esperança, fonte da fé divina na qual devemos acreditar. Foi com esse espírito que no ano de 2006, fizemos um projeto de lei no qual propõe que o Diário Oficial do Município de Sorocaba passe a divulgar fotos e dados de pessoas desaparecidas. De acordo com a proposta, o encaminhamento das fotos e dados pessoais será feito por meio e sob responsabilidade de órgãos governamentais e entidades não governamentais que atuam na área de assistência social, direitos humanos, defesa dos direitos da criança e do adolescente, respeitando os critérios do órgão responsável pela publicação.


O Governo Estadual de Minas Gerais preocupado com o drama de ter um ente querido desaparecido, iniciou uma campanha pelo site www.desaparecidos.mg.gov.br , no qual em um ano, 804 pessoas desaparecidas foram localizadas, sendo dessas 317 crianças e adolescentes.


Nós no município de Sorocaba por causa da lei de número 2043, de 29 de outubro de 1979, que Cria a Imprensa Oficial do Município, no seu artigo 2º, diz que “a competência em firmar convênios com entidades governamentais e não governamentais cabe a iniciativa do Sr. Prefeito Municipal”. Sendo assim fica nosso apelo ao poder Executivo para que seja de sua iniciativa o projeto de lei que publica no Diário Oficial do Município as pessoas desaparecidas de nossa cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário