Artigo de 2010 - Avenida Independência um Nilo econômico

Avenida Independência um Nilo econômico




A Avenida Independência é a principal via do Parque Industrial de Sorocaba, onde estão implantadas algumas das maiores organizações empresariais do planeta. Espécie de Nilo econômico, às suas margens frutificam euros e dólares. Nela estão instaladas empresas como o Grupo Schaeffler (7,3 bilhões de euros em faturamento em 2009), a Metso (5 bilhões de euros) e a Saturnia (115 milhões de reais). Se a Avenida Paulista é o coração financeiro do país, a Avenida Independência é, sem dúvida, a sua artéria industrial.


Em torno dessa constelação de gigantes do PIB mundial, gravitam pequenos, médios e grandes empreendimentos pelo mundo afora, muitos deles instalados na própria Avenida Independência, o que faz dela, além de uma artéria industrial, também um centro comercial de enorme importância para Sorocaba. São diversos prédios e galpões onde estão instalados prestadores de serviços dos mais diversos ramos de atuação e um comércio pujante, incorporado à vida da cidade. A avenida é também um pólo de produção do conhecimento, uma vez que nela há um campus da Universidade Paulista (Unip).


Tudo isso faz da Avenida Independência uma via de intenso tráfego de pessoas e veículos, que se contam aos milhares diariamente, numa profusão de vida, trabalho e, obviamente, geração de riquezas, não apenas para Sorocaba, mas para todo o Brasil. Entretanto, durante muito tempo, a Avenida Independência foi tratada com descaso pelo poder público, como se fosse uma estrada vicinal de um rincão perdido e não a estrutura viária em que se assenta, fisicamente, parte expressiva do PIB do país.


Somente depois de muita luta deste vereador, em conjunto com toda a comunidade da Zona Industrial, o Estado entregou, no ano de 2002, a duplicação da SP-79 no trecho que compreende a Avenida Independência. Entretanto o que era para ter sido uma vitória se tornou um grande pesadelo, pois o serviço prestado pela empresa que realizou a obra foi de péssima qualidade. Além disso, a avenida continuou sendo tratada como rodovia, o que ela não é. Uma rodovia é feita para veículos, sobretudo os de grande porte, enquanto uma avenida se integra ao espaço urbano e exige atenção especial por parte do poder público.


A Avenida Independência não pode ser considerada como rodovia estadual e, desta forma, estar sujeita à administração do DER (Departamento de Estradas de Rodagem). Prova disso é que, somente nos últimos anos, por intermédio da parceria que a Prefeitura Municipal fez com o DER, foi possível levar investimentos urbanos de ótima qualidade para a avenida, como a complementação da iluminação pública, implantação de redutores de velocidade, arborização, ajardinamento e construção de calçadas em toda sua extensão.


Mas não basta. Como toda via urbana, a Avenida Independência precisa manter-se em constante evolução, adaptando-se à face cambiante de uma cidade como Sorocaba. Para isso, os investimentos do poder público municipal — que conhece de perto a realidade dos sorocabanos — são indispensáveis. Sem a autonomia da Prefeitura na gestão da avenida, torna-se difícil agregar a ela novas melhorias, como a implantação de radares, a adaptação dos canteiros para acessibilidade de cadeirantes em frente à Unip e a implantação de uma ciclovia e de uma pista de caminhada.


Para que isso aconteça, faz-se necessário que a Avenida Independência seja administrada pelo município. Se economicamente ela faz parte do Brasil, socialmente ela se integra a Sorocaba. Não há como fugir disso. Em outras palavras, é imprescindível a municipalização imediata desse trecho da SP-79, pois, além de possuir todas as características de avenida (isto é, de uma via urbana e não de uma rodovia), esse processo possibilitará uma intervenção mais incisiva do governo municipal nesta via pública, levando benfeitorias para todos que lá atuam, como empresários ou trabalhadores.


Portanto, ouso proclamar: a Independência para os sorocabanos — municipalização já!


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